Seja Inteligente na Vida

Seja Inteligente na Vida

A competência de um ser humano não pode depender de
fatores que envolvem responsabilidades de terceiros.
A incompetência de um ser humano não tem justificativa.

Para compreender minha estrutura de escritor, devo definir alguns conceitos que são básicos em minha literatura.

1) – A Ética é o comportamento que não permite, em hipótese
alguma, incluir ações ou afirmações, (verdadeiras ou
falsas), em quaisquer segmentos, estruturadas em;
suposições, axismo, sofismas, orientações de grupos, afirmações de
terceiros, conhecimentos de naturezas subjetivas, ou para
assegurar estruturas de grupos, ou interesses próprios.
E sim, ações ou afirmações, que estejam estruturadas na lógica,
com todas as análises dos impactos e efeitos morais, que possam
provocar ao sistema, ao concluir a legitimidade de tais segmentos, que
a decisão ética pertence.
Só assim. o ser humano pode se considerar autêntico.
A Ética coletiva não existe, por estar inserida dentro de um
sistema fechado, que é a coletividade, a qual, o elemento
pertence, que o torna corporativista, não podendo criticar o
sistema e nem os colegas.
A democracia, a religião, o comunismo, a ditadura, o socialismo, o sindicalismo, os partidos políticos, os regimes governamentais, a associação de classe, a ONU, A OTAN, o Mercosul, a ALCA e todas as organizações, assim como a razão, são sistemas fechados, como sistema fechado prevalece o corporativismo e no corporativismo a Ética é ignorada.

A cultura, as artes, o conhecimento, a ciência, a filosofia, a competência, os cumprimentos dos deveres e a lógica, são sistemas abertos, como sistema aberto, prevalece a liberdade de pensar e falar sem medo, campo fértil para florir e aparecer o fruto da Ética .
Uma pessoa só pode ter Ética, se pertencer um sistema aberto, isto é, ter a liberdade de pensar e falar sem medo e possuir a estrutura dos sistemas mencionados como abertos. Fora disso, é viver no mundo da auto enganação.
A compreensão de que não existe a Ética coletiva, num sistema fechado, também leva a compreender o que sejam:
a) o bem e o mal
b) o bom e o mau
c) a luz e as trevas
d) o positivo e o negativo
São pólos contrários necessários, os quais, estão produzindo a Força Motriz da dinâmica, que dá vida e movimento a toda estrutura do nosso Universo.

2) – Quando o ser humano admite que sua mente pode assimilar
(processar) tudo que for transmitido, seja oral ou escrito, sem
questionar, para discernir o que é certo ou o que é errado,
está recusando a receber de DeusYHWH, o presente da
inteligência, que o torna diferente do animal irracional.
Sem inteligência, o ser humano permanece irracional.

3) – A Lógica permite que a Ciência seja Universal e não particular,
levando, além dos fatos, conhecer as razões e as propriedades
que os provocaram, além de eliminar as suposições.

A Lógica é a coordenada do mapa que norteia todo e qualquer
segmento neste Plano Físico.

4) – Ninguém ensina nada a ninguém
Ninguém convence ninguém a nada
Ninguém converte ninguém a nenhuma religião
Ninguém conscientiza ninguém sobre nada.
Ninguém modifica Ninguém
Porque ninguém é dono da verdade.

5) – Quem não usa a inteligência, só aprende apanhando. Têm
muitos que apanham…apanham, para aprender e outros que
apanham…apanham…apanham, morrem sem aprender

6 – O conhecimento acadêmico ou sem estrutura, leva o ser
humano, a acreditar no que lê ou ouve, somente se forem
citadas as fontes, ou seja, só acredita na repetição de coisas
que já foram escritos ou faladas.

Exemplos:

1 – Alguém diz; O Ventrículo Esquerdo bombeia sangue
oxigenado para oxigenar os tecidos.
O conhecimento acadêmico pergunta
a) Onde você leu isto?
Em lugar nenhum…
Sem citar a fonte eu não acredito.
b) Alguém diz:
A Terra é o centro de nosso sistema.
Onde você leu isto?
No Livro Almagesto de Cláudio Ptolomeu
Então eu acredito porque foi citada a fonte.
c) Alguém diz:
Uma jumenta falou com seu dono.
Onde você leu isto?
Na Bíblia, Números Capítulo 22, versículo 28 a 30.
Então eu acredito, porque foi citada a fonte..
d) Alguém diz:
Jacó alterou o genoma dos animais.
Onde você leu isto?
Na Bíblia, em Gêneses capítulo 30, versículo 30 a 37.
Então eu acredito.
e) Alguém diz:
Alguém jogou um machado nágua e o machado boiou.
Onde você viu isto?
Na Bíblia, II Reis, capítulo 6 versículo 5 a 7.
Então eu acredito.

f) Alguém diz:
Um Rei 2 anos mais velho que o próprio pai, assume um trono de um reinado. .
Onde você viu isto?
Na Bíblia, II Crônicas cap.21, ver.20 e cap.22 ver.1 e 2.
Então eu acredito.
g) Alguérm diz:
Ao observar pelo telescópio uma estrela super nova, notamos que ela provoca um desvio nos raios infra vermelhos, para mim esta estrela está se afastando do centro do Universo.
Onde você concluiu que é assim?
Não me lembro
Sem citar a fonte, não acredito de jeito nenhum

Imaginem, alguém tendo só conhecimento acadêmico;
1 – Em 510aC, Perguntando a Pitágoras (592 – 496aC), onde
Ele leu que: “num triângulo retângulo, o quadrado da
hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos”?.
Se não citar a fonte eu não acredito.

2 – Em 492aC, perguntando a Euclides (532 – 435aC), onde
ele leu que “a soma dos ângulos externos de um polígono é
igual a 360º”?. Se não citar a fonte eu não acredito

3 – Em 231aC, perguntando a Arquimedes (287 – 212aC), qual
foi a fonte que ele leu que “um corpo mergulhado num
liquido, recebe um impulso vertical de baixo para cima,
correspondente ao peso do volume de água deslocado”?.
Se não citar a fonte eu não acredito

4 – Em 1533, perguntando a Nicolau Copérnico (1473 – 1543),
onde ele leu que o “Sol é o centro do nosso sistema”?
Se não citar a fonte eu não acredito

5 – Em 1680, perguntando ao Robert Boyle (1627 – 1691) &
Edme Maroitte (1620 – 1684), onde eles leram que
“o produto da pressão pelo vapor, dividido pela temperatura
absoluta é constante para todos os gases”.?
Se não citar a fonte eu não acredito.

6 – Em 1684, perguntando a Roberto Hook (1635 – 1703), onde
ele leu que “quanto mais se exercita um órgão, mais apto ele
fica para sua função”? Se não citar a fonte eu não acredito

7 – Em 1712, perguntando a Isaac Newton (1642 – 1727),
qual a fonte onde ele leu que a “matéria atrai a matéria na
razão direta das massas e na razão inversa dos quadrados
da distância”? Se não citar a fonte eu não acredito

8 – Em 1832, perguntando ao físico Georg Simon Ohm (1787
– 1854), qual a fonte onde ele leu que; “a intensidade de
uma corrente elétrica, é diretamente proporcional a força
eletro motriz e inversamente proporcional à resistência”?.
Se não citar a fonte eu não acredito

9 – Em 1908, perguntando a Ruy Barbosa (1849 – 1923), onde
ele leu que “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver
prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de
tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o
homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a
ter vergonha de ser honesto.”? Se não citar a fonte eu não
acredito

10 – Em 1920, perguntando a Eistein (1879 -1955), qual a fonte
onde ele leu a Teoria da Relatividade? Como nunca houve
nenhum escrito sobre o assunto, para citar referencias
(repetir), o acadêmico continuará dizendo: sem citar a fonte
eu não acredito.

O conhecimento acadêmico é limitado, por se estruturar em
conhecimentos repetitivos.

Veja a Rota que está sendo conduzida a humanidade
Os apetites humanos, reivindicados no sindicalismo, procurando sempre levar vantagens em tudo, conseguiram inverter a norma universal da criação, não dando a cada um, na razão do que vale, e sim, atribuir o mesmo valor a todos, como se todos se equivalessem. Esta posição proclamada em nome dos direitos dos trabalhadores, está formando a organização da miséria. Em vez de criar a supremacia de uma sociedade justa de trabalhadores, tornou-se uma ilha flutuante de suposições imaginárias, uma blasfêmia contra a lógica e a justiça, ignorando que os direitos sem as respectivas qualidades e os respectivos deveres, é a filosofia da miséria.

Lembre-se
A Natureza não brinca em serviço,não joga dados e nem perdoa.
O Universo está em equilíbrio como está, se tentar fazer algo, que O tire do equilíbrio, sofrerá as conseqüências.
Cada um é responsável pelo que é, assim é a Lei Universal

1º. – Ninguém pode nem deve:
Pagar por deslizes de outrem.
Sofrer “castigo” por “pecados” de outrem.
Morrer para que outro viva.
Morrer para que outros se livrem dos seus erros ou
dos seus “pecados”.

2º. – Não ajudarás o próximo, se fizer por ele, aquilo que ele
pode e deve fazer por ele mesmo

3º. – Não melhorarás a qualidade de vida dos pobres,
dando-lhes recursos (bolsa família), extorquidos dos
mais estabilizados (impostos), ao invés de lhes darem
trabalhos.

4º. – Não conseguirás evitar o desemprego, se não
conscientizar o trabalhador que; o excesso de direitos,
sem os respectivos deveres e qualidades, é a
organização da miséria, um ambulante, cheio de
direitos mas…perambulando num deserto, à noite,
procurando um oásis (emprego) que não existe.

5º. – Cabe a cada ser humano, assumir a consciência, que
ele é sozinho, lembrando que ninguém poderá lhe dar
qualidades que não possui. Se os Políticos, as
Religiões, os Sindicatos, a sociedade e os sindicalistas
que tornaram governos, não conseguiram e nem
poderão igualar, aqueles que a Natureza gerou
desiguais (DNA, social e cultural), cabe cada um, dentro
dos seus limites, reagir por si só, superando as
desigualdades nativas, usando seu Instinto de
Observação, na cultura, na educação, na ética, no
trabalho e na perseverança, para conquistar sua
igualdade e seu espaço, com dignidade.
…..Tal é a missão do ser humano competente….

Epikouros de Samos (341 – 270aC.) Foi um mestre eficaz de sabedoria com nobreza de sentimento, com senso refinado para as coisas Divinas. Sua Filosofia de vida foi considerada uma religião, cognominada “a arte de viver”.
Pregava que o Conhecimento das coisas Divinas, libertava o ser humano dos grandes temores da vida, da morte, das ameaças das palavras dos intermediários e do além túmulo..

1º. – François Voltaire (1694 – 1778), nos deixou o conselho:
Não há doenças, e sim, doentes.
2º. – As pessoas morrem antes dos 90 anos, não pela doença
que tiveram, e sim, pelos remédios que elas tomaram, que
causaram efeitos colaterais com falências dos órgãos.
3º. – Hipócrates (460 – 357aC) nos deixou esta mensagem:
Faça dos teus alimentos, os medicamentos necessários
para evitar os teus males.
Ter perspectivas de boa qualidade de vida é dever do ser humano inteligente.
Ser inteligente é também saber escolher seus alimentos.
Sabendo escolher os alimentos, a saúde agradece.

O reconhecimento dos limites de nossa sabedoria desperta o instinto de observação em cada um, provocando os disparos iônicos (elétricos) em determinada área do cérebro, condensando energia nos neurônios dessa área, estimulando o cérebro, com energia de insatisfatoriedade, a qual irá despertar no Eu, o se ir, buscando novos objetivos, nas áreas desconhecidas, é aí que aparece a inteligência.
A Inteligência é a intuição desenvolvida e estruturada na prática do instinto de observação nas vivências, com perseverança e autodisciplina, sem as conotações egoístas, usando a memória e a Mente, para ser desenvolvida e alcançar o autoconhecimento, só assim, a Inteligência, poderá coordenar todos os segmentos encontrados, nos segmentos da vida, numa seqüência tal, que não permite brechas para criticas nem reprovação em quaisquer escalas, por estabelecer a harmonia e a fraternidade, sem vínculo pessoal egoístico.

A inteligência nos seus segmentos:
Intuitiva é capacidade de antever segmentos a partir de
parâmetros de segmentos conhecidos.
Indutiva é a capacidade de extrapolar segmentos
correlatos a partir do conhecimento de parte
destes segmentos.
Dedutiva é a capacidade de interpolar segmentos
correlatos dentro da gama de segmentos
conhecidos.
Estes segmentos da Inteligência, torna o ser humano ousado, com motivação para falar com criatividade e imaginação, revelando uma intuição estruturada na Consciência Cósmica, dentro da lógica, que passou pelo crivo da crítica, que o torna seguro do que fala, julgando ser a verdade, até que outros possam provar, com argumentos lógicos, que essa verdade, seja apenas parte de uma verdade maior.

A cada estágio sucessivo (mutações), da Inteligência, o ser humano, aperfeiçoa sua natureza de amor e de fraternidade, tomando consciência, que vai perder a Liberdade de fazer as coisas que no estágio anterior pareciam lícitas.
O ser humano inteligente conhece-se a si mesmo, deverá:
1 – Superar a barreira imposta pela religião, pela hipocrisia
social, pela política facciosa e pelas histórias sem lógica.
2 – Ter consciência de que os conhecimentos passados por
terceiros, deverão ser filtrados.
3 – Estar em equilíbrio com o Universo.
4 – Não aceitar provocações, nem se deixar levar pelas
Emoções e nem pensar em levar vantagens.
5 – Ser seu objetivo a harmonia e não a felicidade
6 – Não se alterar diante da vitória nem da derrota
7 – Expressar por escrito ou oral, estruturado na linguagem e
nas proposições filosóficas com signo, completos, com
princípio, meio e fim, sem brechas para quaisquer críticas.
8 – Questionar sempre, para encontrar dentro si, as
respostas para tudo, usando o campo da lógica e o crivo da
crítica, para assegurar o signo completo que dará estrutura
real do conceito de cada segmento questionado.
9 – Não querer ser mais Inteligente que os outros, pois este
procedimento, o tornará um vivo ou um político, cujas
características, se resumirão, na pratica do fisiologismo.

Nota:
Seja inteligente… não fique cobrando a fonte de quem escreveu algo, use a inteligência e a lógica para concluir, com seus próprios parâmetros, se é verdadeiro ou falso o algo em questão. Assuntos com citação da fonte, não é novidade e sim repetição.
Lembrando que não sou dono da verdade, e também não pretendo convencer ninguém o que escrevo, apenas relatando minhas pesquisas vividas nestes meus 80 anos.

Salvador – agosto – 2007/09
Charrir Kessin de Sales – OJÉNNA