Conheça o Filósofo Bertrand Russell

Conheça o Filósofo Bertrand Russell

Bertrand Russell (1872 – 1970), Filósofo inglês, era um pacifista, com idéias radicais, anti fascista e anti nazista. Sua linha filosófica era estruturada numa lógica das relações interligadas aos fatos. Desenvolveu a teoria das descrições logísticas, a qual consiste em substituir os nomes próprios por descrições que possam aparecer nos textos de enunciados lógicos, os parâmetros que possam estabelecer os esclarecimentos das condições de veracidade ou de falsidade, da premissa proposta.

A substituição dos nomes próprios por descrições, contribui para o esclarecimento do sentido lógico do uso da palavra existe.
Para Russell, carece de fundamento afirmar que algo existe, seria correto afirmar que “existem argumentos capazes de satisfazer as variáveis desse algo”.

Russell criou a teoria que dividia os conceitos lógicos em três tipos;
1) Zero para os indivíduos
2) Um para propriedades de indivíduos
3) Dois para propriedades de propriedades
Criou a teoria da hierarquia das linguagens, a qual permitia esclarecer os paradoxos semânticos e como corolário, ficou implícito a teoria dos tipos lógicos, a qual, permitia esclarecer os paradoxos lógicos. Exaltava o caráter libertador da lógica, cuja estrutura, elimina a probabilidade de erros. Com isso foi o Filósofo que mais contribuiu com a lógica.

Russell, desenvolveu o neopositivismo de tal maneira, que tornou-se adversário intransigente de Hegel, opunha a todas as formas de holismo, ou seja, o totalismo pregado por Hegel. Dizia Russell
-“um termo não pode ser plenamente conhecido, se não soubermos o seu relacionamento com outros termos”-. Acrescenta..-“a entrada de um termo em uma relação, não altera esse termo”-
Assim uma afirmação sobre um objeto pode ser verdadeira independentemente de afirmações que versem sobre a relação desse objeto, com os outros objetos.

Russell aderiu o realismo platônico das entidades matemáticas. Considerava os objetos reais, como feixes de qualidades, inter relacionados logicamente, no espaço comum, constituído a partir dos espaços privados de cada observador. Para ele, a ética não inclui afirmações que poder ser verdadeiras ou falsas, depende dos desejos humanos de natureza subjetiva.

Comentários
Para mim, Russell, foi um dos Filósofos mais completos da história da Filosofia, suas obras são verdadeiras escola de aprendizado de filosofia.

Salvador 07 de agosto de 2006
Charrir Kessin de Sales – OJÉNNA

 

Este post foi lido 288 vez(es).

Este post foi lido 288 vez(es).