Sobre a Ética

Olá amigos leitores, aqui estou com outro artigo. Abraços…charrir

Sobre a Ética

A Ética coletiva não existe, por estar inserida dentro de um sistema fechado.

A democracia, a religião, o comunismo, a ditadura, o socialismo, o sindicalismo, os partidos políticos e a razão, são sistemas fechados.

A ética é um parâmetro individual, com referencias aos paradigmas próprios, vinculado às necessidades e aos interesses ocasionais, com liberdade limitada.

O que nos parece ser falta de ética de um político, é na realidade, uma conseqüência dos eventos ocasionais (toma lá dá cá), que provocaram, nesse político, um procedimento tal, que dentro de seus parâmetros, se julga ser correto, não tendo a sensibilidade de avaliar as conseqüências que seu procedimento, pode provocar na sociedade que o elegeu. No entanto, se analisarmos dentro da lógica, esses tipos de procedimento, verificamos que são mensagens, para serem decodificadas pelos eleitores conscientes, para não votar mais nesses tipos de políticos.

A cultura, as artes, o conhecimento, a ciência, a filosofia e a lógica, são sistemas abertos.

Una pessoa só pode ter ética, se pertencer um sistema aberto, isto é, se se estruturar nos sistemas mencionados como aberto. Fora disso, é viver no mundo da auto enganação.

A compreensão de que não existe a ética coletiva, num sistema fechado, também leva, a compreensão, de que não existem:
a) o bem e o mal
b) o bom e o mau
c) a luz e as trevas
d) o positivo e o negativo
São pólos contrários, os quais estão produzindo a Força Motriz da dinâmica, que dá vida e movimento, a tudo no Universo.

Salvador 22 de julho de 2006
Charrir Kessin de Sales – OJÉNNA

Editado por – Charrir em 22 Julho 2006 03:00:54

Este post foi lido 314 vez(es).

Este post foi lido 314 vez(es).