A Importância das Atividades Físicas

A Importância das atividades físicas.

Atividades físicas, com dedicação e responsabilidade, quaisquer que sejam elas, domésticas, profissionais, desportivas e outras, têm sido apontadas como a cura pra quase tudo na vida, desde depressão, perda de memória, mal de Alzheimer, Parkinson e etc.
Porém, não é só isso, ao exercermos atividades físicas, desencadeia em nosso cérebro, a motivação para realizar novos objetivos.
Sabemos que fica fácil, adquirirmos resistência física, músculos, quando praticamos exercícios regularmente. Mais devemos conhecer que existem, outros benefícios para o cérebro, o humor, o equilíbrio homeostático.

Como se explicam estes Benefícios?
Se você começar a se exercitar, seu cérebro reconhece isso como um momento de estresse. Quando a sua pressão cardíaca tenta aumentar, o cérebro pensa que você está lutando contra algum inimigo ou fugir de alguma situação de perigo. Para lhe proteger do estresse, o seu cérebro libera a β-endorfina, que é um peptídeo com o 31 aminoácidos.
O Beta-endorfina é um neurotransmissor endógeno encontrado tanto nos neurônios do sistema nervoso central e do periférico, do hipotálamo, como também, do sistema da glândula pituitária.
Seus efeitos principais ao ser lançado na corrente sanguínea são:
1 – Reduzir as sensações dolorosas
2 – Facilitar o relaxamento para sentir as sensações de bem-estar.
3 – A β-endorfina tem um elemento que protege e repara seus neurônios e
memória, funcionando como um botão de reprogramar.
Isto é comprovado, ao sentirmos, muitas vezes tão relaxados e felizes, após as práticas dos exercícios.
Na década de 1970 foi descoberta, pelo laboratório de Avram Goldstein, que a β-endorfina têm efeitos anestésicos e viciantes similares aos da morfina e da codeína.
Nos primeiros 20 minutos de atividade física, o organismo liberar este peptídeo β-endorfina, suficiente, para adaptar o corpo para todo esforço submetido na função diária, Proporcionando uma sensação de bem-estar e elevando a frequência cardíaca da zona do exercício aeróbio.
A β-endorfina também estimula o sistema imunológico a eliminar as células cancerosas.
Estudos dizem que a β-endorfina é produzida também durante o ato sexual.

O objetivo principal da endorfina é minimizar o desconforto de exercício e bloquear a sensação de dor.
O peptídeo β-endorfina gerado pelos exercícios é a razão que nos fazem sentir tão bem. A parte preocupante é que ele tem efeitos muito semelhante e viciante como a morfina, heroína ou a nicotina, mas constatou-se que o peptídeo β-endorfina é realmente bom para todos nós, sem efeitos colaterais.

A chave para maximizar a felicidade através do exercício:
Não fazer mais, mas se concentrar em quando.
Sabendo quais são os fundamentos básicos, pelo qual o exercício nos faz felizes e o que acontece dentro de nosso cérebro, vamos para a parte mais importante é saber como podemos desencadear isso de uma forma otimizada e duradoura.
Um estudo feito pela Universidade Penn State, mostrou resultados surpreendentes. Descobriu que para ser mais produtivo e feliz em um determinado dia, não importa a quantidade que você se exercita regularmente, ou se você não tiver feito nada naquele dia em específico:
Na experiência, “Aqueles que tinham se exercitado durante o dia anterior, mas não no dia de testes, se saíram melhor no teste de memória do que aqueles que tinham sido sedentários, e exercitado no dia do teste.”

O autor Gretchen Reynolds escreveu um livro inteiro sobre o assunto intitulado Os primeiros 20 minutos. Para obter o bom nível de harmonia e benefícios para a sua saúde, a chave não é se tornar um atleta profissional, pelo contrário, é uma quantidade muito menor de β-endorfina, para alcançar o nível diário necessária, para gerar à harmonia e produtividade.
“Os primeiros 20 minutos se movimentando, para alguém que é sedentário, geram ótimos benefícios a saúde”. Você terá vida prolongada, diminuindo os risco de doenças, conseguida, apenas nos primeiros 20 minutos sendo ativo.
Nesse caso, você pode relaxar e não ter que se procurar em encontrar uma atividade física super pesada e difícil. O importante é se manter focado em cumprir os 20 minutos para obter o impulso de felicidade todos os dias:
“Em dias de exercício, o humor das pessoas melhorou significativamente após o exercício. O humor ficou o mesmo nos dias em que não fizeram, só a sensação de calma, que diminuiu.

Como entrar em um hábito de exercício consistente:
A dança com as endorfinas
Sabemos que tudo na teoria é lindo, mas nem sempre é fácil colocar em prática e que adquirir o hábito de exercícios diários, pode ser mais difícil ainda. Uma das maneiras para lhe motivar é notar, que o poder do hábito, é muito importante em nossas vidas, assim o exercício diário pode abrir o caminho não só para a felicidade, mas também o crescimento em todas as outras áreas de sua vida.

Uma maneira de conseguir criar o hábito é ter uma “recompensa”, pense em começar fazendo por curtos períodos, para ser bem humorado, perder peso, assim, vai ter motivação de fazer por mais tempo. Quando começar a se exercitar, fazendo quinze minutos por dia, três vezes por semana, você pode imaginar que isso não é nada. Pois é você está certo, porque a tarefa é tão fácil que qualquer um pode ter sucesso com ele, você pode realmente começar a fazer um hábito disso. No entanto, aqueles poucos minutos diários, podem evoluíram para uma hora diária e às vezes, com exagero extras. Fique certo de que se você dedicar, um pouco de tempo, entrará em uma rotina de exercícios impressionante que vai lhe fazer muito mais feliz, mais produtivo e relaxado do que nunca.

Como último fato, o aumento das proteínas no seu cérebro, gera um potencial de humor. Um estudo encontrou que os efeitos são semelhantes aos da toxico dependência. Então, quando você começar a se exercitar, o sentimento de euforia é muito mais alto.
“A liberação de endorfinas tem um efeito viciante, e mais exercício é necessário para atingir o mesmo nível de euforia ao longo do tempo.”
Então isso significa que se você nunca tiver se exercitado antes ou esteve parado por um tempo, seus ganhos de felicidade serão mais alto se você começar agora. O que faz pensar que isso vale como mais um ponto de incentivo pra qualquer um começar a se exercitar hoje mesmo.
Exercícios são superimportantes, ajudam a pensar melhor e estar mais relaxado para qualquer situação que tenha que lidar no nosso dia a dia.

Salvador 10 de fevereiro de 2020 – Charrir Kessin de Sales – OJÉNNA

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