Conheçam Várias Crenças Religiosas
Teismo
A filosofia que professa com convicção e fé, uma doutrina Teológica, que admite:
a) Um Deus antropomórfico
b) A Santíssima Trindade
c) A Bíblia como a palavra de Deus
d) Em Milagres
e) Ressurreição dos mortos
f) Juízo Final
g) Jesus veio para nos salvar
h) Na volta de Jesus
i) O pecado original
j) Sermos criados semelhante a Deus
Para os Teístas, o Cristianismo é a única religião, que Jesus é o guardião do ser humano, basta ter fé Nele, para ser salvo.
Para os Teístas o importante é seguir os intermediários (líder das Religiões).
Javenismo (Conhece Deus por Javé -YHWH)
É A filosofia que busca DeusYHWH, fora da Teologia, nega o Deus dos Teístas. Vê DeusYHWH na Natureza e no Universo. Chega a colocar em sentido figurado que; – o Universo é um gigante relógio de precisão e DeusYHWH o Relojoeiro -. Admite que DeusYHWH gerou o Universo, com suas Leis infalíveis, deixando-O funcionar com seu próprio auto controle.
DeusYHWH não tem relação direta com o ser humano, logo não precisa ser adorado, mas simplesmente reconhecido. Para conhecer DeusYHWH, basta estudar a Natureza e o Universo, onde Ele está. DeusYHWH, está na Natureza, no Universo e no ser humano e não na história, na Bíblia e nos Templos. Para o Javista.
Naturalismo
Naturalismo é a filosofia que admite que a matéria sempre existiu, foi, é e será eterna. Tudo que existe deve ser matéria. Se Deus não é matéria, então não deve existir. Só a natureza do Cosmo é primordial, o resto é ilusão. Nada vem do nada, assim alguma coisa sempre existiu para dar origem as outras, por conclusão o Universo sempre existiu. La Mattrie ( ), disse: – “Em todo o Universo, só existe uma única substância, com várias modificações. O Cosmo não tem nenhuma relação com o ser transcendente, logo não há criador ou nenhum deus” -. O Universo é um sistema fechado, com auto controle nas causas e efeitos, como sistema fechado, não há intervenção externa de algo, no caso Deus. Os seres humanos são máquinas complexas, com propriedades mecânicas e químicas, e suas relações mútuas, ainda não estão devidamente esclarecidas. A morte é a extinção da personalidade e da individualidade.
Para os Naturalistas, “nenhum ato heróico, pode assegurar a individualidade além do túmulo”. A existência humana é transitória. A vida é um segmento entre dois esquecimentos. A evolução orgânica é estruturada num processo químico puramente materialista. A ética está vinculada apenas aos seres humanos, é situacional e só pode aparecer em sistemas abertos, pois num sistema fechado, a ética é reprimida e substituída pelo jargão; “o fim justifica os meios”. Os Naturalistas não apelam para Deus nem para Jesus, vivem sem a necessidade de criar essa dependência.
Existencialismo
O Existencialismo é a filosofia que admite que “toda coisa existente, nasce sem nenhum sentido”.
O Existencialismo nasceu na revolta contra o Niilismo e na esperança de transcender-se, por achar que a existência precede a Essência. As pessoas fazem de si mesmas, o que realmente elas são.
Os Existencialistas, não acredita na exatidão da história, daí ter perdido o interesse nos registros dos fatos com sentidos religiosos, no entanto acreditam que Deus existe, por admitirem que a existência precede a Essência.
Notas:
1 – O Logiquismo não considera o Niilismo um sistema de comportamento sério.
Mas o que é o Logiquismo?
Logiquismo é uma filosofia (criada para dar suporte a minha literatura), de
procedimento que afirma que todo conhecimento terá que passar pelo crivo
da crítica e pelo questionamento em três estágios:
1º. – A idéia, o fato ou o ser (animado ou inanimado)
2º. – Os argumentos dentro da lógica que provam que a idéia, fato ou o ser,
são reais, porque a estrutura da lógica elimina a probabilidade de erros.
3º. – O conceito, com o signo (número de palavras que compõe o conceito),
que darão legitimidades ás existências dos três citados.
Salvador 6 de maio de 2005
Charrir Kessin de Sales – OJÉNNA