Conheçam o que é Colesterol

Saibam o que é o Colesterol
Amigo ou Inimigo da Saúde?
Colesterol é um lipídio constituído por um álcool policíclico de cadeia longa, usualmente denominado um esteroide, encontrado nas membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais. É um componente essencial das membranas celulares dos mamíferos. O colesterol é o principal esterol sintetizado pelos animais. Até os vegetais apresentam o ergosterol. Plantas apresentam um tipo de composto similar chamado de fitosterol.
Ao contrário de como se pensava antigamente, o nível de colesterol no sangue não aumenta se não ingerir quantidades adicionais de colesterol através da dieta exageradas em lipídios saturados. O colesterol é mais abundante nos tecidos que mais têm membranas densamente agrupadas em maior número, como o cérebro, coração, fígado, rins, medula óssea. O colesterol tem um papel central em muitos processos bioquímicos, haja vista, que sem o Colesterol, o ser humano seria como uma Lesma, sem nenhuma rigidez nas estruturas das artérias vasos e veias, seriam flácidas como “bolas de soprar” fácil de romper.
O colesterol é produzido pelo fígado a partir de alimentos ricos em gordura, e é o regulador da quantidade necessária para o funcionamento normal do corpo, estando presente nas membranas (camadas externas) de todas as células do organismo. O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. Para ser transportado através da corrente sanguínea ele liga-se a diversos tipos de lipoproteínas, partículas esféricas que tem sua superfície exterior composta principalmente por proteínas hidrossolúveis. As duas principais lipoproteínas usadas para diagnóstico dos níveis de colesterol são:
• Lipoproteínas de baixa densidade (Low Density Lipoproteins ou LDL): Que ERRONEAMENTE são chamados de COLESTEROL RUIM, por estar sempre na sena do crime. Na realidade, eles estão transportando o colesterol do fígado até as células de outros tecidos (local do crime), para ionizar os anticorpos na luta contra os elementos estranhos que estão agredindo os tecidos.
• Lipoproteínas de alta densidade (High Density Lipoproteins ou HDL): Que são chamados COLESTEROL BOM, porque são capazes de absorver os cristais de colesterol, que começam a ser depositados nas paredes arteriais/veias (retardando o processo arterosclerótico).

Fórmula: C27H46O
IUPAC: (3β)-cholest-5-en-3-ol
Massa molar: 386,654 g/mol
Ponto de fusão: 148 °C
Ponto de ebulição: 360 °C
Solúvel em: Etanol, Clorofórmio, Miristato de isopropila, Acetona, Metanol, Benzeno, Hexano
O colesterol é produzido pelo fígado a partir de alimentos ricos em gordura, e é o regulador da quantidade necessária para o funcionamento normal do corpo, estando presente nas membranas (camadas externas) de todas as células do organismo.

Quais os níveis adequados de colesterol no sangue?
Nome Suicídio Mínimo Ideal Permitido Risco
LDL menor70 120 140 200 maior 280
HDL menor 35 55 60 menor70 menor40
VDL —- 5 15 variável —–
Total menor120 120 215 280 maior 400

Quem deve dosar o colesterol?
Todos os adultos acima de 20 anos e qualquer pessoa com antecedentes familiares ou que já apresentou alguma manifestação de arteriosclerose.
Salvador 1º. De novembro de 2020 – Charrir K. de Sales – OJÉNNA

Este post foi lido 147 vez(es).

Este post foi lido 147 vez(es).