A Ética e a Moraldo Povo Brasileiro
O comportamento moral e ético do povo brasileiro, está representado pelas figuras políticas eleitas pelo próprio povo para representá-lo.
Esta é a realidade brasileira.
Sabemos que os estrangeiros têm uma imagem deformada do Brasil, mas a imagem que projetamos é aquela que nossos políticos fazem.
O corporativismo é uma realidade que está em todos os segmentos da sociedade, não é um privilégio dos políticos.
Os políticos são simplesmente os representantes do povo. Sob suas próprias óticas políticas, eles se acham com muita ética e moral, se consideram honestos, representam o povo com competência, nunca foram corruptos, ou venais, etc. etc.. Realmente, eles com seus referenciais, simplesmente seguem a ética e a moral do grupo social que eles representam.
De quatro em quatro anos, o povo tem as chances de substituí-los e modificar a estrutura, mas não é isto que acontece. Geralmente, a “Campanha de Doações”, promovida pelos donos do dinheiro, consegue reeleger 80%, dos parlamentares profissionais “politiqueiros”, daí continuar no mesmo sistema adulterado.
Num país de analfabetos e semi-analfabetos, torna-se difícil implantar uma democracia fraterna e justa, com distribuição de cultura. Só com cultura se vence um sistema adulterado.
As palavras, quando aplicadas na descrição de fatos, tem um significado, porém, assumem significações diferentes, para cada Nível de Estado de Consciência.
Assim, ético e moral podem ser considerados sinônimos.
No uso diário, ética e moral, se confundem, embora moral
esteja mais relacionada com os costumes de determinado
grupo social, ao passo que e a ética, represente valores em níveis universais.
Salvador 25 de maio de 2005/08
Charrir Kessin de Sales – OJÉNNA